Empresário preso na Operação Talentos tem liberdade concedida pelo TJSC

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) acolheu os argumentos apresentados em habeas corpus impetrado pelos advogados Hélio Rubens Brasil e Deivid Willian dos Prazeres e restabeleceu a liberdade a empresário preso na Operação Talentos, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em 27 de julho de 2017, em Criciúma, no Sul do Estado.

A Operação Talentos foi realizada para combater suposto desvio de recursos públicos na administração das Casas de Atendimento Socioeducativo Provisório de Tubarão e Criciúma e nas Casas de Semiliberdade de Criciúma e Araranguá, geridas pela organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Multiplicando Talentos.

A investigação, promovida pela 11ª Promotoria de Justiça de Criciúma, responsável pela área de moralidade administrativa, foi iniciada em 2015 a partir do depoimento de um ex-funcionário da Multiplicando Talentos.

A quebra de sigilo bancário dos principais investigados, autorizado pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Criciúma, indicou movimentações suspeitas nas contas da Multiplicando Talentos, de seu presidente, e das empresas privadas por ele criadas.

Ao todo, no dia 27 de julho foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária, mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, empresas particulares e órgãos públicos, além de sequestro de bens para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

 

(Publicado em 2/3/2018)