Em cerimônia prestigiada pelos principais nomes da advocacia catarinense, o criminalista Hélio Rubens Brasil. sócio do escritório Brasil-Prazeres, assumiu no final da tarde de sexta-feira, dia 10, a presidência do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-SC. “Muito honrado pelo convite e grato pela confiança do presidente da Ordem, Juliano Mandelli”, disse Brasil.
O ato de posse ocorreu no plenário da sede da OAB-SC, em Florianópolis. Além do presidente Juliano Mandelli, também compareceram ao evento o catarinense Rafael de Assis Horn, presidente interino da OAB nacional; o presidente do Instituto dos Advogados de SC (Iasc), Gilberto Lopes Teixeira; Adriano Zanotto e Paulo Marcondes Brincas, ex-presidentes da OAB; a presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de SC (Aacrimesc), Elisângela Muniz; o presidente da seção catarinense da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Renato Boabaid; o ex-presidente da Aacrimesc e conselheiro estadual da OAB-SC, Deivid Prazeres, bem como membros da diretoria da Seccional, presidentes de Comissões e entre outras lideranças do Direito de Santa Catarina.
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB tem a responsabilidade de conduzir os processos disciplinares da advocacia catarinense por meio das oito Turmas distribuídas pelo Estado. Nos últimos três anos praticamente 1,5 mil processos foram julgados. “Estou aqui para ajudar a OAB, sempre trabalhei pela OAB. O TED serve para orientação, fazer estudos e palestras aos novos advogados para que eles saibam que algumas práticas não devem ser feitas e outras devem seguir determinados caminhos. O TED está aqui para orientar os colegas”, ressaltou Brasil, que sucederá no cargo à advogada Luciane Mortari Zechini.
“Esse ato renova o compromisso com a ética e com a integridade da OAB-SC. Esse desafio é nobre e você está muito preparado para essa missão de preservar esses pilares éticos. Nossa profissão todos os dias muda e temos que estar preparados para essas mudanças”, ressaltou o presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli.
“Estamos aqui para saudar o empossado da noite, que é conhecido em toda Santa Catarina pela trajetória brilhante e que, certamente, vai ajudar muito o nosso TED. Mas acima disso simboliza a união da classe. Esse ato simboliza a união da classe, o amor pela advocacia e a esperança em relação ao futuro da advocacia”, saudou o catarinense Rafael Assis Horn, presidente interino da OAB nacional.